Câmara cria dia contra baixaria na TV

A TV ganhou mais uma data, mas, dessa vez, não é comemorativa. A Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados criou na semana passada o Dia Nacional Contra a Baixaria na TV, que será em 17 de outubro. A idéia foi promovida pela campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania - que defende a qualidade da programação na TV - presidida pelo deputado Orlando Fantazzini (PT-SP).

A campanha propõe que na referida data a população se mobilize contra os programas e as redes que não respeitam os direitos humanos. O mote do dia será "Faça uma Ação contra a Baixaria na TV". Entre as ações sugeridas para a data está o pedido para que a população desligue a TV por um tempo, em horário predeterminado. A faixa deverá somar entre 30 minutos e 1 hora, dentro da faixa nobre, e não em um horário marginalizado.

Na Itália existe algo similar, com data anual em que a população é convidada a desligar a TV, também em protesto à qualidade do veículo. A julgar pela má qualidade atual da TV italiana, pode ser que a iniciativa não tenha a eficiência esperada, mas nem por isso a ação é desprezível. Além de desligar a TV no Dia Contra a Baixaria, a campanha vai propor uma série de debates sobre o tema em centros culturais, cultos e congregações religiosas interessadas em discutir o assunto. Fantazzini também pretende pedir à população para que congestionem os serviços de 0800, ouvidorias públicas, rede de TV e rádio com reclamações sobre a falta de respeito aos direitos humanos na TV.

O deputado está se reunindo com representantes de movimentos e entidades ligadas aos direitos humanos de todo o País para definir uma estratégia de ação e divulgação da data. Entidades ligadas à campanha vão ajudar na divulgação das ações e distribuir o CD com os spots dos anúncios da data em emissoras regionais de rádio e TV. No último ranking da baixaria - que reúne os programas que mais recebem queixas do público - novelas como Celebridade, da Globo e programas policiais como Cidade Alerta apareciam entre os mais votados.

Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170