Em busca de respostas...

Jornal da Globo 15/04/2004

Para mais de 30 milhões de adeptos e interessados pelo espiritismo, os livros são imprescindíveis. Todo ano, são mil títulos novos no mercado e dez milhões de exemplares vendidos.

A busca pessoal de cada leitor explica o fenômeno de vendas.

São livros espíritas... Falam de coisas invisíveis. mas para os leitores abrem um caminho real. "Eu especialmente como médico, se eu fosse olhar só a matéria seria limitante para mim, eu tenho que ter uma visão além da morte", afirma José Renato França, médico.

"Os livros nos trazem muitas respostas que a gente procurava e não encontrava em outras religiões, passei por alguns momentos difíceis na minha vida e o espiritismo me ajudou", diz Ana Regina Boné, relações públicas.

Auto-ajuda para Chico Xavier tinha outro sentido, que ainda desperta o interesse do público. A vida do médium mais famoso do país em oito meses vendeu mais de 100 mil exemplares.

"Eu acho que as respostas que estão aí hoje, não tão mais dando conta, então quais são os caminhos que o Chico aponta. Primeiro,eu acho que o caminho da simplicidade. Ele falava assim, graças a Deus aprendi a viver com o necessário. A outra lição é a lição da doação mesmo, ele fala pra você quanto mais você ajudar o outro mais você está se ajudando", diz Marcel Souto Maior, autor do livro.

Chico Xavier doou todos os direitos autorais dos seus mais de 400 livros. Parte deles, editados pela maior gráfica espírita do país que funciona no interior de São Paulo e imprime por mês 50 mil exemplares.

No ano passado, enquanto o mercado de livros amargou queda nas vendas, as editoras de livros espíritas comemoraram crescimento de 10%. Venderam dez milhões de exemplares.

"Esse segmento está crescendo pela necessidade da população separar da nossa vida o lado material e nos apegarmos ao espiritual", afirma Oswaldo Siciliano, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Para os editores, desemprego e crise impulsionam as vendas. "Uma forma de entendimento das pessoas saberem porque estão sofrendo dificuldades", diz Luiz Antônio Saigusa, presidente da Associação dos Editores Livros Espíritas.

Noventa por cento das obras publicadas no mercado espírita são psicografadas. Com pelo menos um lançamento por ano, a médium Zíbia Gasparetto está há décadas na lista dos mais vendidos.

"Nos relatos do livro há sempre uma solução e se a pessoa realmente mudar a maneira de olhar a vida ela começa a deixar as coisas negativas confiar mais no futuro, procura se ligar em coisas mais bonitas, com o bem, ela vai se sentir melhor", comenta Zíbia Gasparetto.

Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170