ANTE A GUERRA

Gezsler Carlos West
Temos acompanhado, apreensivos, a ameaça de uma nova Guerra que paira sobre a humanidade, que poderá envolver vários países. Ao lado da enorme intransigência que segue de perto o poder temporal dos homens, percebe-se a infinita gama de manifestações contrárias ao armamento e ao envolvimento bélico e em defesa da paz. Paz que começa no próprio ser, a paz interior, que continua nos ambientes em que estagiamos, a paz com o outro, até alcançar nossa maior aspiração: a paz no mundo.

A filosofia espírita é bem clara quanto às possíveis causas dos conflitos entre seres e nações: a permanência do egoísmo e do orgulho, chagas espirituais, que direcionam pensamentos, palavras e ações de espíritos que ainda militam nos graus iniciais do desenvolvimento moral. Tais fundamentos representam, na prática, o desprezo e o desrespeito pelo outro, pela sua vida, suas idéias, seus bens, em completa afronta aos princípios de igualdade, liberdade e fraternidade que têm motivado as criaturas lúcidas e de boa vontade de todos os tempos na execução do processo de progressão individual e social que desemboca em nossos dias.

Quanto à destruição no planeta, temos a aferir que para a vida material, com a redução das condições de habitabilidade na Terra em conseqüência de funestas ações humanas, representará a perda de oportunidades de melhorias nas condições de vida da humanidade. Uma hecatombe não destrói a individualidade espiritual, mas propicia sofrimentos, dores, mutilações, perdas de entes queridos e muitas lágrimas.

Solidariamente a nossos irmãos de outros países, somos contra a adoção de medidas violentas, que ceifam milhares de vidas, muitas vezes motivadas pela ganância desenfreada e pela ânsia da exploração e do domínio. Neste sentido, a Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), através deste termo, vem manifestar seu apoio ao Movimento pela Paz e Contra a Guerra, expressando seu repúdio à agressão ao mais importante e fundamental direito da criatura humana: o direito à vida.

Assim, a ABRADE se engaja aos demais movimentos sociais, nacionais e internacionais em favor da Paz e Contra a Guerra, seja subscrevendo manifestos, seja demonstrando o seu pensamento sobre as conseqüências de um conflito desta natureza para todas as pessoas que participam deste momento da história.

Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170