A FÉ ESTÁ ON-LINE

Época, edição nº 253, 24/03/03

Igrejas ampliam serviços interativos na internet para consolidar seu rebanho cibernético

Para achar um versículo da Bíblia ou acender uma vela, o mouse. Para a impossibilidade de ir ao culto, a tela do computador. Para a conversa com o orientador espiritual, apenas o teclado. Atentas ao surpreendente potencial evangelizador da internet, as grandes igrejas ampliam serviços interativos em seus sites, colocando vivências religiosas ao alcance de um clique e ovelhas desgarradas ao alcance de seus pastores. Vão buscar o fiel cibernético cristão, judeu ou muçulmano em casa com uma oferta de culto ou missa transmitidos em tempo real, orientação espiritual, acesso direto ao rabino ou ao imã (sacerdote muçulmano), pedidos de oração e até irradiação espírita virtual, uma espécie de mentalização disponível nos centros kardecistas. 'A pessoa descreve o problema por e-mail e nós marcamos um horário para que ela leia o Evangelho e relaxe enquanto fazemos a irradiação', explica Antonio Carlos Oliveira, do Centro Espírita Paulo de Tarso.

Os que procuram o serviço são, na maioria, moradores do interior ou de outros países onde não há centros kardecistas para apaziguar as angústias espirituais. Em outro endereço, o do Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo, 10 mil inscritos participam das salas de discussão, estudo da doutrina e plantão de dúvidas. Também fazem pedidos para a versão virtual da prece fraternal, em que se mentalizam pessoas em dificuldades. 'O site me reaproximou do espiritismo. Posso me aprofundar mais na doutrina e tenho liberdade para fazer perguntas', diz a assistente de marketing Helga Carolina de Oliveira Nunes, de 23 anos.

No ano passado, o portal católico Amai-vos lançou o serviço Padre on-line, que recebe até 50 mensagens diárias. São respondidas pelo padre Félix Ferrà em até 72 horas. 'As pessoas querem esclarecer dúvidas de teologia e moral ou simplesmente desabafar', explica. Para quem busca no computador um confessionário, a religião ainda não foi tão longe. Nesse caso, é necessário ir pessoalmente à sacristia, com um padre ao vivo que absolva o pecador. Nos próximos dias, o Amai-vos abrirá outro ícone interativo, o Orientação Espiritual On-line. Vai ensinar a entrar em contato com Deus por orações e leituras que fujam às tradicionais ladainhas de ave-marias e padre-nossos. 'A internet resolve a falta de tempo dos padres para uma conversa ou esclarecimento. É um bom instrumento de evangelização', diz Ferrà. O site também católico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida tem uma sessão de velas virtuais - o fiel escreve a intenção, dá um clique e uma vela de verdade é acesa na basílica pela equipe do site.

Com a transmissão do culto pela web e o aconselhamento virtual que oferece hoje, a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro atinge protestantes brasileiros que vivem no Japão, nos Estados Unidos e na Europa. 'Estamos estudando novas formas de atendimento interativo', diz o responsável pelo projeto, o voluntário José Luiz Barreto. Os judeus também estão bem representados na rede:vários sites têm canal direto com rabinos, promovem chats e estudos. Há até um serviço para quem quiser ter sua prece ou seu pedido colocados entre as pedras do Muro das Lamentações, em Jerusalém, uma antiga tradição judaica. 'A evangelização virtual permite o alcance de uma camada que estaria mais distante da igreja, como universitários e empresários', acredita o pastor Leoberto Negreiros, da Igreja Universal do Reino de Deus. 'Eu digo aos jovens: não venham ao templo. Fiquem em casa, assistam ao culto e recebam o ensino através da internet.'

A maioria das igrejas é mais cautelosa e não desencoraja a participação de corpo presente. Mas nem sempre os crentes cibernéticos estão dispostos a abandonar o conforto e o comprometimento menor que a fé a distância permite. 'Essa vivência favorece o encontro individual com a religião, que é um fenômeno típico da era moderna', avalia o teólogo Milton Schwantes, da Universidade Metodista de São Paulo. 'Mas não deve se tornar uma experiência individualista. Toda religião pressupõe ação, exige que se exercite a ética da doutrina também do lado de fora da tela.'

* * *
Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170