Ano I            Número 05            27/07/2003
Órgão Informativo Eletrônico Mensal


Imprensa Espírita comemora o seu dia
Dia 26 de julho é o Dia da Imprensa Espírita Brasileira. A data foi fixada durante a realização do VIII Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas, em 1982, em homenagem ao pioneiro da imprensa espírita nacional, Luis Olímpio Telles de Menezes, que nasceu em 26 de julho de 1825, na Bahia.

Telles de Menezes foi o precursor do jornal espírita no Brasil através do lançamento do seu primeiro periódico, o "Eco d'Além Túmulo”, no ano de 1869. Publicado bimestralmente, o jornal circulava na Bahia, noutros estados do País, além de Paris, Madri, Barcelona, Sevilha, Nova Iorque, Londres, Lyon e outras cidades estrangeiras.

“Eco d'Além Túmulo” teve vida curta, apenas dois anos de circulação. Era difícil, naquela época de intolerância religiosa mais aguda, levar um empreendimento de vanguarda como este.

Luis Olímpio continua sendo certamente um dos grandes tutores da comunicação social espírita na espiritualidade e tem demonstrado isso em diversas ocasiões mediante comunicações mediúnicas.

O agradecimento e reconhecimento da ADE-PE a Luis Olímpio Telles de Menezes.

Definida a programação do 4º Encontro de Divulgadores do Espiritismo de Pernambuco
O 4º Encontro de Divulgadores do Espiritismo de Pernambuco, que ocorrerá nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro de 2003, está com sua programação definida.

Na sexta-feira, 31 de outubro, à noite, César Reis – presidente do Lar Fabiano de Cristo - fará uma conferência de abertura sobre o tema “Paulo de Tarso, o Primeiro Comunicador Social Cristão”. No sábado e domingo pela manhã, Luis Signates, diretor de Políticas de Comunicação da Abrade, coordenará o Fórum de Políticas de Comunicação Social Espírita. Domingo, à tarde, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Comunicação Social Espírita, um desafio de todos os espíritas”, com as participações de César Reis, Luis Signates, Ildefonso do Espírito Santo, Gezsler Carlos West e Carlos Pereira, sob a coordenação de Humberto Vasconcelos.

O 4º Encontro de Divulgadores do Espiritismo faz parte das comemorações do 9º ano de aniversário da ADE-PE e abrigará, também, o encontro nacional dos participantes das listas eletrônicas da Abrade.

O evento vai acontecer na sede do Grupo Espírita Peixotinho, em Boa Viagem, Recife. Simplesmente imperdível.

Espiritismo terá espaço semanal no Jornal do Commercio
A partir do dia 20 de julho, o Jornal do Commercio estará publicando todos os domingos uma página voltada para as religiões, como já possuiu há alguns anos atrás, e um espaço está reservado para o Espiritismo. A ADE-PE será uma das colaboradoras no repasse de artigos para publicação.

Agora, todos os domingos, os dois principais jornais de maior circulação em Pernambuco terão colunas espíritas para melhor divulgação da doutrina. Estamos avançando.

Livraria Espírita Luz e Vida é distribuidora do livro Realidade Paralela
A Livraria Espírita Luz e Vida passou a ser a distribuidora do livro Realidade Paralela, uma leitura espiritual dos fatos, de Carlos Pereira, para todos os centros espíritas do estado de Pernambuco.

Na parceria realizada com a ADE-PE, a Livraria Espírita Luz e Vida não terá qualquer lucro financeiro com a comercialização do livro, pois a receita estará sendo totalmente destinada ao financiamento do programa de televisão que está em elaboração pela ADE-PE. As casas espíritas do Estado estarão recebendo uma mala direta da livraria incentivando a aquisição do livro.

Mais informações entre em contato com Livraria Espírita Luz e Vida pelo e-mail livrarialuzevida@hotmail.com, pelo telefone/fax 3432 4606 ou escreva para Av. Augusto Moreira, 975, casa nº 4, Casa Caiada. Olinda, PE CEP 53130-410.

ADE-PE participa de programa de TV em horário nobre
Na quinta-feira, dia 10 de julho, das 20h00 às 20h30, a ADE-PE participou do Programa Opinião Pernambuco, na TV Universitária, debatendo o tema “Mediunidade”.

Representando a ADE-PE estava o seu presidente, Carlos Pereira, que debateu o assunto com o fundador do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, o parapsicólogo Valter Rosa Borges.

Como é freqüente em oportunidades como estas, o público participou intensamente enviando perguntas aos participantes. Prova que está mais do que em tempo a veiculação de um programa de televisão espírita no Estado.

Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170