Ano I            Número 01            28/02/2003
Órgão Informativo Eletrônico Mensal


Movimento “Atitude de Amor” é debatido na FEP
Baseada numa comunicação do espírito Bezerra de Menezes, pelo médium mineiro Wanderley Soares, inserida no livro “Seara Bendita”, estrutura-se, pouco a pouco, o movimento que temporariamente se denomina de “ATITUDE DE AMOR”. Leia mais...Passos nesta direção estão ocorrendo no seio da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, a ABRADE, e aqui em Pernambuco, a ADE-PE está debatendo junto com a Federação Espírita Pernambucana a possibilidade de estruturação de uma campanha para os centros espíritas e outras Instituições.

Na última reunião da Comissão de Adesas da FEP, dia 26 de janeiro de 2003, na própria sede da entidade, o presidente da ADE-PE, Carlos Pereira, fez mais uma exposição e continuará o debate nos próximos encontros.

A proposta de Bezerra de Menezes foi apresentada por ocasião da realização do Congresso Espírita Nacional, ocorrido em Goiânia, em 1999, no plano espiritual. Nela, Bezerra de Menezes lança um verdadeiro “Plano Estratégico para o Movimento Espírita Mundial” para os próximos 70 anos, diagnosticando a situação atual do Espiritismo no planeta, nosso principal problema, a meta a ser alcançada, o processo de encaminhamento desta mudança e o caminho de solução.

Nas próximas edições do ADE-PE Informe Eletrônico, você ficará sabendo mais desta proposta.

Workshop sobre "Como Redigir Artigos Espíritas" chega ao Curado
Depois de ser realizado no dia 30 de novembro de 2002, na Fraternidade Espírita Missionários da Luz, em Olinda, a ADE-PE promoveu outro workshop sobre “Como redigir artigos espíritas” no Núcleo Espírita Joana D'Arc, no Curado, no dia 25 de janeiro de 2003.

O objetivo do workshop é proporcionar aos seus participantes as condições necessárias para a elaboração de um artigo espírita para utilizá-lo dentro e fora da imprensa espírita, despertando o talento de escritor do público, uma vez que são encontrados muitos bons expositores no movimento espírita pernambucano, mas poucos que conseguem traduzir para o papel as suas idéias.

Com o workshop, a ADE-PE espera contribuir para o desenvolvimento de articulistas para os boletins internos das Casas Espíritas, bem como para jornais espíritas e não espíritas.

Se sua Instituição desejar a realização desse workshop entre em contato com a ADE-PE para agendamento.

Leia a Coluna Espírita Realidade Paralela
Todos os domingos, há mais de 4 anos, a ADE-PE publica, no jornal Folha de Pernambuco, a coluna espírita Realidade Paralela. A proposta é levar para o público espírita e não espírita a versão espiritual dos fatos do dia-a-dia, numa linguagem clara e objetiva, abordando temas contemporâneos.

Em breve, a ADE-PE estará fazendo uma grande campanha de divulgação deste espaço nas instituições espíritas que tem o patrocínio da CAPEMI. O jornal Folha de Pernambuco, para quem não sabe, possui, segundo dados do Instituto Markplan, a maior quantidade de leitores do Estado.

Se você quiser sugerir artigos para a coluna “Realidade Paralela”, envie para nosso e-mail um artigo com aproximadamente 50 linhas, em fonte Arial 12, para analisarmos o conteúdo, sem compromisso da nossa publicação.

ABRADE desenvolve a Política de Comunicação Social Espírita
O tema da Política de Comunicação Social Espírita - PCSE, proposto pela Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, a ABRADE, através de um projeto de construção permanente, representa, de fato, um espaço público de discussão das relações comunicativas, um fórum de debates contínuo, que se dão no interior do Espiritismo brasileiro e no plano social amplo, do que resultam evidentes ganhos de valor para todos aqueles que se inserirem na questão.

O espaço do Fórum deve ser visto como o ponto de encontro dos sujeitos (ou sistemas) na diversidade característica da comunidade espírita, com a finalidade de, pelo diálogo, pensar as relações interativas no interior do movimento e deste movimento com a sociedade, a partir da noção de comunicação, para formular um projeto de política de comunicação social o mais amplo e geral possível. 

A PCSE não é propriamente da ABRADE, mesmo que vejamos a instituição como condutora do processo, nem algo que ela pretende formular para seu uso exclusivo ou mesmo para oferecer pronto ao movimento espírita. Trata-se de uma proposta nascida espontaneamente na ABRADE, por conta das preocupações dos seus membros com as importantes questões da comunicação na sociedade contemporânea e cujo objetivo é tornar o diálogo Espiritismo/Sociedade mais claro e objetivo. 

A gente continua abordando a PCSE nas próximas edições.

Programa "Contexto Espírita" recebe Grupo Semente e ADE-PE
O programa “Contexto Espírita” que é veiculado todos os domingos na NOVA FM em Jaboatão dos Guararapes, abriu espaço no dia 22 de dezembro de 2002, das 8 às 10 horas, para o Grupo Semente e para a ADE-PE. Foi um programa especial em que Heleno Vidal, apresentador, delegou a sua condução a Carlos Pereira que, junto com Alexandra Torres, Izabel Malaquias e demais componentes do Grupo Semente, fizeram um programa pra lá de legal.

Com a participação do público ouvinte, debate sobre temas espíritas e apresentação ao vivo das músicas do Grupo Semente como “Cativar”, “Exemplo de Luz” e outros sucessos, “O Espiritismo está no Ar” promoveu momentos de muita alegria e aprendizagem.

Realidade Paralela nas livrarias
O livro "Realidade Paralela, uma leitura espiritual dos fatos", de Carlos Pereira, que foi lançado no FORESPE 2002, está à venda em diversas livrarias e bancas. “Realidade Paralela” traz 50 artigos sobre fatos cotidianos que tiveram uma interpretação espírita do autor, traduzindo numa linguagem simples temas como reencarnação, mediunidade, suicídio, vida em outros planetas, obsessão e muito mais.

Você pode adquirir o livro nos seguintes locais: Livraria Sodiler (Shopping Center Recife); Livraria Arraial; Banca O Globo (em frente aos Correios); Banca Espírita (Praça do Diário); Livrarias da Federação Espírita Pernambucana, Fraternidade Espírita Missionários da Luz (Jardim Atlântico), Núcleo Espírita Semeadores da Fé (Cidade Universitária), Centro Espírita Vicente de Paulo (Engenho do Meio), Grupo Espírita Djalma Farias (Encruzilhada), Escola Espírita Francisco de Assis (Camaragibe), Núcleo Espírita Joana D'Arc (Curado) e Centro Espírita Amor e Caridade (Carpina) ou diretamente na ADE-PE pelo e-mail ou telefone.

Toda a receita do livro será destinada a compra de equipamentos para futura produção de vídeos e de um programa espírita de televisão.

ADE-PE prepara o seu Site
Em breve, a ADE-PE estará lançando o seu site. Site este que terá notícias sobre o Espiritismo nos meios de comunicação de massa como cinema, televisão, em jornais e revistas e informações daquilo que acontece na comunicação social espírita do Estado e do País. Aguarde.
Encontro Ecumênico debate valor da oração
"A Excelência da Oração" foi o tema principal de mais um Encontro Ecumênico que ocorreu no dia 7 de dezembro de 2002, no auditório do CONDEPE, na rua Gervásio Pires, no Recife. Representantes de várias denominações religiosas como o Budismo, Hinduísmo, Catolicismo e muitas outras estiveram presentes. Diversas Instituições espíritas fizeram-se representar, entre elas a Associação de Divulgadores do Espiritismo de Pernambuco, através do seu vice-presidente Marcus Vinícius Ferraz Pacheco.

Os encontros ecumênicos são importantes oportunidades de troca de opiniões, sempre realizados num clima fraterno e que geralmente encontram pontos convergentes de abordagem entre os participantes. Certamente será um exercício freqüente nesta fase de regeneração da humanidade que já se constrói.

Esta experiência, que já acontece há alguns anos, tem a participação ativa na sua organização de Lucíola Filizola, ex-presidente da Comissão Estadual de Espiritismo.

Aniversário do Djalma Farias aborda Movimento Espírita Pernambucano
Dentro das comemorações do seu 46º ano de aniversário em dezembro de 2002, o Grupo Espírita Djalma Farias, na Encruzilhada, escolheu como tema principal das comemorações “Se até estes se calarem, as pedras falarão” numa referência ao movimento espírita pernambucano e que contou com a participação de representantes da Federação Espírita Pernambucana; Núcleo Espírita Artístico Cultural – NACE; Instituto Pernambucano de Intercâmbio com o Pensamento Espírita – IPEPE; Cruzada dos Militares Espíritas; Associação Médica Espírita de Pernambuco – AME; Comissão Estadual de Espiritismo – CEE e da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Pernambuco, a ADE-PE.

A participação da ADE-PE ocorreu no dia 5 de dezembro numa exposição sobre a finalidade e as atividades da Instituição pelo seu Coordenador de Marketing Luis Lira.


Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170