Doutrina Espírita
Inês Feijó
Publicado em 22/06/2008

Ao longo dos anos, movido pelo preconceito, o indivíduo vem relegando o processo de reforma íntima a patamares que não condizem com a marcha da sua evolução intelectual. Isto porque, aprisionado aos atavismos, deixa-se enveredar por rituais exteriores e esquece da sua essência - ser espiritual em processo de evolução.

As conquistas exteriores têm o seu grau de importância, todavia não devem sobrepujar os valores morais, conquistas do espírito imortal que transcende a vida física.

A Terra passa por um processo de transição - de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Este processo é um convite a mudanças, a vivência de novos paradigmas. Não existe mais espaço para teorias, sistemas ou ideologias caducas que conduzem o indivíduo ao consumismo, ao hedonismo e ao individualismo.

O vazio existencial promovido pela busca desenfreada do ter, tem asfixiado a conquista dos valores nobres da alma que permanecem adormecidos. Desenvolvê-los é, portanto, desafio urgente.

A Doutrina Espírita não é salvacionista, todavia, "trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, adentra em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade." Oportuniza a revelação de conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.

Dentro desta perspectiva, vale a pena adentrarmos pelos estudos espíritas através dos livros codificados por Allan Kardec - O Livro dos Espíritos (é o marco inicial da Codificação Espírita, reúne os princípios doutrinários), O Evangelho Segundo o Espiritismo (baseado em instruções de Espíritos Superiores, Kardec nos explica as máximas morais de Jesus, convidando-nos a vivenciá-las no dia-a-dia.), O Livro dos Médiuns (contendo o ensinamento especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade), O Céu e o Inferno (explica a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita, demonstra a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos etc...) e A Gênese (que explica a visão espírita sobre a criação do universo e da Terra, os milagres e as predições de Jesus).

Neste sentido, o Núcleo Espírita Investigadores da Luz (NEIL) promove vários estudos dos livros da Codificação e de obras complementares. Dentre estes, estamos iniciando, no mês de Agosto, o estudo dos livros da Série Psicológica de Joanna de Angelis - teoria e prática. Convidamos aos que desejarem participar entrar em contato através do telefone 3341-7769 e ou pelos e-mails neil@neil.com.br, inesfmt@hotmail.com. Conheça o NEIL através dos sites: www.neil.com.br.

Maria Inês Machado é psicóloga do Núcleo Especializado em Dependência Química- NEDEQ-UFPE e presidenta do NEIL

Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170