ENCONTRANDO-SE COM DEUS
Leonardo Machado
Publicado em 10/02/2008

"Ó profundidade das riquezas, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão incompreensíveis são os seus desígnios! Quão imperscrutáveis os seus caminhos! Pois quem conhece os pensamentos do Senhor? Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas." (Romanos 11: 33, 34, 36)

Certo dia, voltávamos da faculdade eu e um amigo. Cansados, mas empolgados pela conversa que fluía fácil, observamos que o rumo da prosa nos levava ao encontro da temática Deus. Naquele instante, percebi que o colega parecia um tanto quanto confuso sobre a existência do Pai. Em seu íntimo - suas palavras deixavam transparecer - havia um certo rancor para com a divindade. Porque, porém, ele não falasse, guardei silêncio, respeitando-lhe a intimidade.

Chegando em meu lar, fiquei com a conversa em minha mente. E, meio relutante, segui minha intuição e lhe enviei um e-mail. Neste, tentei falar-lhe de quão pequeninos somos e quão grandioso é o Pai. Com outras palavras, repeti as frases supracitadas do apóstolo Paulo. Pouco depois, recebi a resposta dele, agradecendo-me, sensibilizado, já que também tinha ficado refletindo sobre nossa conversa anterior, e me dizendo que, de fato, aos poucos, estava tentando reaproximar-se do Criador, já que começava a compreender aquilo que eu lhe havia escrito. Aquele amigo, ao seu modo, ia, paulatinamente, encontrando-se com Deus.

Em tua vida, porém, caro(a) colega de juventude, quantas vezes não te encontraste revoltado com o Criador? Será, contudo, que não chegou o momento de fazeres uma reflexão para, novamente, encontrar-te com nosso Deus?

Reclamas Dele por qualquer acontecimento em tua existência. Lembra-te, no entanto, que ainda não somos capazes de dizer, como Jesus (João 10: 38 e 14: 10), que estamos em Deus, muito embora Ele esteja em nós. E, por isso mesmo, por enquanto, "quão imperscrutáveis" são "os seus caminhos! Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?"

Busca, portanto, encontrar-te, novamente, e um pouco mais, com a força que mantém o universo. Ao contrário, porém, do que imaginas, não precisarás de uma viagem interplanetária para fazê-lo, já que Ele não mora em lugares externos, pois, como disse Jesus (Lucas 17: 20 e 21), o Reino dEle está dentro de ti, dentro de todos nós.

Desse modo, escuta a tua consciência, e ouvirás a voz de Deus em ti, aconselhando-te, através das leis universais. Ama-te e amarás, também, a Ele. Busca a fé, e O encontrarás. Recolhe-te em prece, e com Ele conversarás. Vai ao encontro do teu próximo, e com Ele, também, encontrar-te-ás.

Sendo assim, colega de mocidade, não nos afastemos de Deus nem um segundo sequer, pois, na relatividade do tempo, um segundo pode trazer conseqüências seculares. Além disso, quando dEle estamos longe, na realidade, muito distante de nós, igualmente, ficamos. E, por isso mesmo, devemos procurar marcar encontros diárias com Ele, desde agora em nossos dias juvenis, pois, dessa maneira, no amanhã, teremos logrado compreender mais os caminhos dEle e o nosso.

Leonardo Machado
http://leomachadot.blogspot.com

Fechar

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 460, Encruzilhada, Recife/PE - CEP 52030-170